MotorDream

Testes

Teste: RAM 2500 Heavy Duty - Tamanho, luxo e tecnologia

06/06/2019 07:29  - Fotos: Divulgação
Envie por email

Teste: RAM 2500 Heavy Duty - Tamanho, luxo e tecnologia

Nova geração da Ram 2500, que chega ao Brasil em outubro, ganha mais eletrônica embarcada mas continua gigantesca

por Luis Hernández,
do Autocosmos.com
exclusivo no Brasil para Auto Press

 

As picapes não estão nem aí para o famigerado downsizing. Para uma boa significativa do mercado mundial, elas se mantêm como veículos desejáveis, mesmo para aqueles que não precisam transportar carga. Tanto que as vendas de picapes, em seus diversos tamanhos, têm crescido de forma vertiginosa nos últimos anos. É no segmento de maior dimensão que se destaca a RAM 2500 Laramie, que acaba de ganhar uma nova geração. O novo modelo desembarca ainda este ano ao Brasil, provavelmente em outubro, na mesma versão Laramie que é vendida atualmente. E se a atual RAM 2500 já é um ímã de olhares, a  sucessora é ainda mais moderno e impressionante.

 

 

Além do redesenho da carroceria, o carro emprega uma série de soluções que resolvem a vida do motorista e dos demais ocupantes. Algumas dessas melhorias são os estribos elétricos, uma nova tomada e até mesmo uma estrutura que utiliza materiais leves inclusive no chassis, gerando uma economia de 70 kg no peso e aumento de rigidez estrutural. Isso imediatamente se reflete em melhor desempenho, tanto em aceleração quanto no consumo de combustível, na frenagem e na estabilidade. Além disso, essa leveza permite que os números de capacidade de carga e reboque sejam melhorados. Somente na caçamba da versão testada, a Laramie Longhorn Heavy Duty, dá para transportar 1,2 tonelada, enquanto o reboque pode carregar quase 7,4 toneladas. Mesmo a versão Laramie normal exige do condutor carteira de habilitação categoria C.

 

 

Um dos fatores que permite essa imensa capacidade de carga é a motorização. A versão de entrada usa um poderoso motor HEMI V8 6.4 litros, a gasolina, que entrega 410 cv a 5.600 rpm, 59,3 kgfm de torque a 4 mil rpm e trabalha em conjunto com uma caixa automática de oito velocidades. Para o Brasil, no entanto, virá a configuração de topo, com um Cummins de 6.7 litros turbodiesel que rende 400 cv e 138 kgfm. Nele vai acoplado um câmbio automático Aisin preparado para aguentar essa extrema intensidade de torque, com seis velocidades (Colaborou Márcio Maio/Auto Press).

 

 

Primeiras impressões


Suavidade brutal


Cidade do México/México – Já se tornou usual ver nas picapes maiores tecnologias e confortos capazes de equipararem a experiência a bordo ao nível de um SUV de luxo. Na RAM 2500, equipamentos e materiais de qualidade não faltam. Para qualquer lado que se olhe da cabine, existe a combinação de acabamentos em madeira, alumínio e couro com elementos focados em uma imagem mais moderna. Caso de uma tela sensível ao toque de 12 polegadas posicionada verticalmente e do sistema de áudio com 17 alto-falantes e subwoofer. Ou ainda da tela sete polegadas no lugar do painel de instrumentos, carregador sem fio e assentos aquecidos e ventilados. O conforto é extremo tanto quando se viaja na frente quanto atrás.

 

 

Há uma ampla lista de assistência ao motorista, como a frenagem de emergência automática, a câmera com visão 360 graus – incluindo a área de carga – e o controle de cruzeiro adaptativo. O manuseio é mais suave, apesar da imensa capacidade de carga e de reboque. E convém mencionar que a nova RAM 2500 não enfrenta nenhum problema ao rodar por caminhos sem asfalto. Além da farta distância até o solo, o sistema de tração pode funcionar como um 4X2 ou um 4X4.

 

 

Definitivamente, não se pode dizer que seus pontos contra são o tamanho e o consumo de combustível, uma vez que estes dois elementos são mais do que claros quando se opta por uma picape do porte da RAM 2500. A questão principal do modelo – e que o coloca em vantagem nítida – é a farta oferta de itens de luxo e tecnologia. Dá até para esquecer ou, pelo menos, compensar os primeiros dois fatores.

 


TRÂNSITO LIVRE

todos

Comentários

Não há comentários para este artigo.

Para postar comentários é necessário ser cadastrado no nosso site. Deseja se cadastrar gratuitamente?

Motor Dream
MotorDream - Rua Barão do Flamengo, 32 - 5º Andar - Flamengo
Rio de Janeiro - RJ - Cep: 22220-080
Telefone: (21) 2286-0020 - Fax: (21) 2286-1555

Copyright © 2019 - Todos os direitos reservados.
GEO: -22.932985, -43.176320
Webroom Soluções Interativas