MotorDream

  • feed
Ônibus e Caminhões

Iveco revela o pesado Cursor 330

17/09/2009 13:35  - Fotos: Divulgação
Envie por email

Iveco revela o pesado Cursor 330

Novo cavalo mecânico da marca irá concorrer no segmento de 45 toneladas de peso bruto total

por Julio Cabral
MotorDream


Belo Horizonte/Minas Gerais – A Iveco apresentou na capital mineira o seu novo caminhão pesado, o cavalo mecânico Cursor 330. O modelo irá concorrer na faixa de estradeiros com até 45 toneladas de peso bruto total, o que o posiciona abaixo do Stralis. O lançamento do novo Cursor 330 não tira de linha o Cavallino, que permanece como uma opção de entrada dentro do nicho de estradeiros pesados, que responde por 6% do mercado de caminhões no Brasil. De acordo com a marca italiana, que pertence ao grupo Fiat, cerca de 60% dos veículos vendidos nessa faixa de 45 toneladas são do tipo mais modernos, com cabines e recursos atualizados, modelos com os quais o Cursor 330 irá competir.



Equipado com motor Cursor 8 – daí o nome – de 7,9 litros e seis cilindros, o Cursor 330 conta com 324 cv de potência a 2.400 rpm e 123 kgfm de torque a partir de 1.300 rpm. O câmbio utilizado é produzido pela ZF e tem 16 marchas. Para um melhor arranque, as primeiras marchas foram reduzidas, o que possibilitou uma partida em rampas 25% maior, segundo a Iveco. A velocidade final alcançada fica em 135 km/h, de acordo com a marca é a maior do segmento.
 


O desenho assumiu a identidade visual exibida pelos outros modelos da marca, com uma dianteira na qual se destacam os defletores de ar e o desenho em “ V ” estilizado, que cobre desde a grade até a extremidade inferior do para-choque. O cavalo mecânico conta com três opções de cabine: curta teto baixo – para operações sem necessidade de pernoite -, leito teto baixo e leito teto alto.



Dentro da tendência de aumento do nível de conforto nos caminhões estradeiros, a marca dotou o Cursor 330 de recursos antes restritos à carros de passeio. Entre os principais itens está a coluna de direção com ajuste em altura e profundidade, o computador de bordo e controle de cruzeiro com limitador de velocidade. Além de faróis de neblina e banco do motorista com amortecimento. Entre os opcionais estão ar-condicionado, freios ABS, tanque em alumínio, rodas de liga leve e um pacote com CD/MP3 e travas e vidros elétricos.
 


O painel recebeu um equipamento curioso, que já simboliza o marketing sobre a economia do grupo Fiat: um econômetro - foto abaixo. Ao contrário do que equipa o Uno e o Palio Economy, o do Iveco é do tipo digital e mostra ao condutor a maneira mais econômica de dirigir.



A marca tem 8% desse segmento com o Cavallino. Com o lançamento do Cursor 330, a Iveco pretende subir para 16% de participação em 2010, o que dá, aproximadamente, 1 mil unidades por ano. Por aqui o modelo irá enfrentar dois rivais principais, o Volkswagen Constellation 19.320 e o Mercedes-Benz Axor 1933. O lançamento oficial do Cursor 330 será durante a feira Fenatran 2009 de 26 a 30 de outubro, o Salão Internacional da indústria do transporte. Na ocasião serão revelados os preços das versões do caminhão.
 

Comentários

Não há comentários para este artigo.

Para postar comentários é necessário ser cadastrado no nosso site. Deseja se cadastrar gratuitamente?

Motor Dream
MortorDream - Rua Goethe, 55 Botafogo - Rio de Janeiro , RJ - Cep: 22281-020 Copyright © 2009 - Todos os direitos reservados.
GEO: -22.953434, -43.194393
Webroom - soluções interativas