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Focus Sigma para a família

18/12/2009 08:52  - Fotos: Divulgação
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Focus Sigma para a família

Modelo estreia propulsor global da Ford com desempenho sem excessos

por Drausio Hermann
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Ele tem cara de mau mas, na atitude, deixou um pouco a desejar. O esperado motor Sigma 1.6 flex da Ford, na prática, não surpreende empurrando o Focus hatch, que chega para o consumidor no final de janeiro de 2010. O modelo é bonito, tem design atual e global, traz rodas de liga leve de 16 polegadas de série, mas seu propulsor não oferece torque em baixos regimes e também não empurra forte em altas rotações. Está certo que este carro pesa 1.290 Kg, em ordem de marcha, e um motor 1.6 com 16 válvulas não faz milagre. Mas o marketing criado em cima desse propulsor se mostrou melhor do que o próprio desempenho do modelo.



Este carro oferece uma proposta familiar. O novo motor Sigma, que é produzido na planta de Taubaté - SP - e é exportado sem tecnologia flex para a América do Sul e México, não empolgou, mas está de acordo com a proposta da categoria. Ele também vai equipar o Focus sedã, tem quatro cilindros em linha com exatos 1.596 cm³, 16 válvulas, injeção eletrônica multiponto sequencial e possui bloco, cabeçote, cárter, mancais do vibrequim e pistão em alumínio. Segundo a Ford, o novo coração do Focus é 14 kg mais leve que o antigo motor Rocam e gera potência máxima de 109 cv a 6.250 rpm com gasolina - 115 cv a 5.500 rpm com etanol -, com torque de  15,41 kgfm a 4.250 giros - 16,30 kgfm a 4.250 rpm com etanol. Para se ter uma ideia, o antigo Rocam do Focus gera 105 cv de potência com gasolina e 113 cv com álcool. Ou seja, nenhuma grande diferença em potência.




A transmissão manual de cinco velocidades é precisa, mas as relações longas ajudaram no consumo, não no desempenho.  Ele faz uma média entre cidade e estrada de 8,4 km/l. Um câmbio mais curto já deixaria este carro mais esperto. A Ford anuncia aceleração de zero a 100 km/h em 13,3 segundos com gasolina - 12,5 segundos com álcool - e velocidade máxima de 183 km/h - 189 km/h com álcool.  A montadora declara que o nível de ruído diminuiu com a introdução do Sigma mas, na prática, o Focus ainda é um pouco barulhento. Além da anunciada melhora em termos de emissão de poluentes, parece que o antigo motor Rocam 1.6 deixa o Focus não por falta de potência, mas por estratégia de produção e custo. Isso porque é mais simples e barato fabricar um motor para diversos modelos e mercados. Assim como acontece com a plataforma deste carro, que também está presente no Volvo C30, no Ford Kuga e na minivan CMax. 




O Focus 1.6 Sigma oferece conforto, principalmente para os passageiros da frente - os de que ficam atrás tem menos espaço, sofrem mais com os buracos da pista e com os ruídos externos -, e estabilidade na medida certa. A direção é precisa e transmite segurança mesmo em velocidades mais elevadas. A suspensão é bem acertada e privilegia ligeiramente o equilíbrio em prol da suavidade. Os pneus 205/55 R16 garantem aderência mais do que adequada para o poder do motor. O acabamento do painel e do console central têm material emborrachado e agradam. O simples e bonito desenho dos mesmos, também. Já o painel das portas, com excesso de plástico tanto na frente quanto atrás, mostra um ponto fraco do modelo. A garantia é de 3 anos, sem limite de quilometragem.


O Focus 1.6 16v flex é uma boa opção e vem bem equipado de série mesmo na versão GL, a de entrada. Essa versão custa R$ 49.900 e traz de fábrica airbags frontais para motorista e passageiro, ar-condicionado, direção hidráulica, computador de bordo, vidros dianteiros elétricos, rodas de liga leve aro 16, novo sistema de som com CD player e MP3, alarme e ajuste de altura dos faróis. A versão GLX, de R$ 51.400, vem de fábrica com os mesmos itens do GL mais vidros elétricos em todas as portas, maçanetas, retrovisores e spolier na cor do carro. No GLX, freios ABS surgem como opcionais e elevam o valor do automóvel para R$ 52.400. Para efeito de comparação, o Citroën C4 hatch 1.6 16V GLX básico custa R$ 54.880, o Golf 1.6 Flex Sportline sai por R$ 52.819, o Fiat Stilo 1.8 flex Atractive pode ser adquirido por R$ 46.780 e o Peugeot 307 hatch 1.6 16 v, R$ 49.900.  

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