MotorDream

  • feed
Indústria

Comprador compara consumo de carros

18/12/2009 15:32
Envie por email

Mais duas montadoras aderem ao Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular

da Redação

Renault e Toyota aderiram ao Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, que foi lançado em novembro de 2008 no Salão do Automóvel de São Paulo, com o objetivo de permitir que o consumidor compare a eficiência energética dos veículos, antes de comprar.

A tabela 2010 agora contempla a participação de seis montadoras: Fiat, Honda, Kia, Volkswagen, Renault e Toyota. Ao todo, 67 modelos, que correspondem a 50% do volume de vendas no mercado nacional, estão no programa, que avalia as categorias subcompacto, compacto, médio, grande, carga derivado, comercial e fora-de-estrada. Em 2009 eram apenas 31 modelos.

Para comparar veículos que usam combustíveis diferentes, os valores de consumo verificados em álcool e gasolina são convertidos em joule, uma unidade que mede a energia. A classificação vai dos carros vai de "A" - mais eficiente - até "E" - menos eficiente. Outra informação apresentada pela Etiqueta Veicular são os valores de referência da quilometragem por litro - consumo de combustível -, na cidade e na estrada, com diferentes combustíveis.

Testes em laboratório permitem que os veículos sejam avaliados de forma padronizada, em condições controladas, evitando números de consumo imprecisos devido às condições da medição. Temperatura ambiente, altitude, vento e peso são alguns dos fatotes que podem alterar o consumo de um veículo. Os valores do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular devem constar obrigatoriamente no manual do automóvel e nos pontos de venda. Os dados também ficam disponíveis nos sites do Inmetro e do Conpet.

Comentários

Não há comentários para este artigo.

Para postar comentários é necessário ser cadastrado no nosso site. Deseja se cadastrar gratuitamente?

Motor Dream
MortorDream - Rua Goethe, 55 Botafogo - Rio de Janeiro , RJ - Cep: 22281-020 Copyright © 2009 - Todos os direitos reservados.
GEO: -22.953434, -43.194393
Webroom - soluções interativas