MotorDream

  • feed
Testes

BMW X5M vence Porsche Cayenne Turbo

07/12/2009 17:12  - Fotos: Divulgação
Envie por email

BMW X5M vence Porsche Cayenne Turbo

Duelo alemão de mais de 1.000 cv de potência

por António de Sousa Pereira/Automotor/Portugal
exclusivo para MotorDream


A BMW decidiu ir além e lançou a versão esportiva "M" do SUV X5. Com 555 cv de potência e tração integral, o modelo enfrenta o Porsche Cayenne Turbo S, que oferece os mesmos 550 cv. Mas no bolso, o concorrente direito do BMW é o Cayenne Turbo convencional, que possui 500 cv. Visualmente, apesar de já não serem nenhuma novidade, estes modelos continuam chamando a atenção. O Cayenne testado tinha rodas de 21 polegadas que ampliaram a presença imponente e sofisticada do veículo. O X5 desperta a cobiça por onde passa e recebeu, além dos logos “M”, alguns detalhes aerodinâmicos. Seja como for, um empate é o resultado mais justo neste parâmetro.



Tanto no exterior quanto no interior, X5 M e Cayenne Turbo exibem rigorosa qualidade de construção. Suas estruturas são sólidas, os materiais são de excelente qualidade e os acabamentos também. No interior destes dois utilitários esportivos, o espaço é amplo e as diferenças entre ambos são mínimas. Se o Cayenne perde um pouco em termos de porta-malas com os bancos traseiros na sua posição normal, ele recupera a desvantagem quando estes estão rebatidos. Por outro lado, o X5 é mais largo no interior, fato que o Porsche compensa com uma altura mais generosa.



O modelo da Porsche consegue vencer o rival em conforto, graças a sua suspensão pneumática mais versátil. Ela permite três modos de regulagem: Confort, Normal e Sport. A suspensão pneumática do X5 é mais dura, assim como os bancos, soberbos quando a intenção é andar depressa, mas menos acolhedores em viagens de longa distância. Em termos de equipamento, o equilíbrio volta a prevalecer com ambos oferecendo praticamente os mesmos ítens. A principal diferença é que no Porsche o controle de estabilidade e de tração é opcional e no BMW o sistema de navegação é que é extra. É justo salientar que o BMW oferece uma sensação de maior esportividade, muito por culpa da decoração do habitáculo. Mas em contrapartida a melhor legibilidade de instrumentos fica com o concorrente.



A sonoridade emitida pelo poderoso V8 biturbo do X5 M agrada. Ele ronca pouco em baixos regimes e parece um carro de corrida em alta rotação. Sua direção é extremamente direta e a transmissão de seis velocidades automatizada - sobretudo no modo Sport ou manual -  é rápida. Com mais de 2300 kg de peso, o X5 M tem ótima estabilidade. O motor do Cayenne sobe de regime com facilidade, mas sua sonoridade não impõe o mesmo respeito que o rival. Sua caixa Tiptronic - também com seis velocidades - é mais lenta. Na estabilidade e na resposta ao acelerador, o BMW é melhor.
       


Mas o que o modelo Porsche perde em desempenho, ganha em versatilidade. Ele oferece bloqueio de diferencial e uma suspensão pneumática que permite aumentar a distância do solo em 5,6 cm. É certo que poucos proprietários vão colocar um Cayenne no off-road, mas o modelo oferece mais possibilidades que seu rival neste tipo de terreno, apesar do pneu 100% de asfalto.



O X5 M tem 555 cv de potência e 69,34 kgfm de torque, enquanto o Porsche Cayenne Turbo tem 500 cv e 71,38 kgfm de torque. Nas acelerações, o BMW é ligeiramente melhor e na velocidade máxima há um empate, com ambas limitadas em 250 km/h. A frenagem é mais sensível à fadiga nesses carros do que o habitual das marcas. Isso porque o peso não perdoa. Apesar do rendimento superior do seu motor, o BMW também consome menos. Mas as médias de ambos ficam na casa dos 3 ou 4 km/l. Como seria de esperar, no final, a diferença que separa X5 M do Cayenne Turbo é mínima. O BMW venceu o comparativo com pequena vantagem graças ao desempenho dinâmico mais nervoso. Mas vale lembrar que o Cayenne é mais versátil. Os preços na Europa estão na casa dos 160 mil euros, o equivalente a R$ 411.139. No Brasil, o Cayenne Turbo custa R$ 499.000.  O X5 M não é comercializado por aqui. 

Comentários

Não há comentários para este artigo.

Para postar comentários é necessário ser cadastrado no nosso site. Deseja se cadastrar gratuitamente?

Motor Dream
MortorDream - Rua Goethe, 55 Botafogo - Rio de Janeiro , RJ - Cep: 22281-020 Copyright © 2009 - Todos os direitos reservados.
GEO: -22.953434, -43.194393
Webroom - soluções interativas