MotorDream

  • feed
Ônibus e Caminhões

Agrale vai de ônibus híbrido

19/11/2009 09:41  - Foto: Divulgação
Envie por email

Agrale vai de ônibus híbrido

Coletivo vai entrar em testes no sistema de transporte urbano

da Redação

A Agrale acaba de apresentar seu ônibus híbrido, modelo diesel/elétrico, em Santiago do Chile. O veículo reduz o consumo de combustível em aproximadamente 30% e, por conseqüência, a emissão de poluentes na mesma proporção, sendo indicado para sistemas de transporte público de grandes cidades.

O veículo utiliza dois motores elétricos como fonte de tração e um motor a diesel como fornecedor de energia. O sistema de gerenciamento eletrônico garante o reaproveitamento da energia despendida nas frenagens e desacelerações, que é armazenada nos ultracapacitores para ser utilizada na alimentação dos motores elétricos.

O sistema ELFA, da Siemens, mantém o motor diesel em níveis ideais de rotação, gerenciando o fornecimento da potência necessária.  Com isso, é possível obter uma economia considerável de combustível, além de redução de gases de emissão, ruídos e manutenção, garantindo mais conforto aos passageiros.

O primeiro veículo com a moderna tecnologia é um ônibus urbano “low entry”, que facilita o acesso dos passageiros. Foi encarroçado pela Marcopolo sobre chassi midibus Agrale, com motor traseiro Cummins ISBE de 170 cv de potência.

Comentários

Não há comentários para este artigo.

Para postar comentários é necessário ser cadastrado no nosso site. Deseja se cadastrar gratuitamente?

Motor Dream
MortorDream - Rua Goethe, 55 Botafogo - Rio de Janeiro , RJ - Cep: 22281-020 Copyright © 2009 - Todos os direitos reservados.
GEO: -22.953434, -43.194393
Webroom - soluções interativas