MotorDream

  • feed
Testes

Série 5 GT: Primeiro contato

30/09/2009 13:25  - Fotos: Divulgação
Envie por email

Série 5 GT: Primeiro contato

Esportivo da BMW oferece a versatilidade um SW com a amplitude de espaço de um sedã

por Carlos González Arizmendi
do AutoCosmos/México
exclusivo para MotorDream

Sob o sol, nos arredores de Lisboa, em Portugal, a BMW lança oficialmente o BMW Série 5 Gran Turismo. Entre outras coisas, o modelo oferece a versatilidade de carga de uma station wagon combinado com o espaço de um sedã. É como ir a bordo de um Série 7 configurado de forma diferente. Muitos detalhes do interior foram destinados para a comodidade dos passageiros. Tal cuidado é visto até no teto do veículo,onde existe uma pequena curva que permite que os ocupantes da parte traseira tenham mais espaço para se instalar. O vidro panorâmico próprio fornece amplos espectros de luz e uma sensação de liberdade total combinado com grandeza.


Mas sem dúvida, a alma deste 535i é seu propulsor 3.0 litros que entrega 306 cv de potência e faz com que o GT se mova rapidamente e silenciosamente, assistido pela transmissão de oito velocidades.

A nova caixa foi desenvolvida, aliás, para que beneficiasse o consumo de combusível. O ganho também ficou entre os saltos das velocidades, que são agora menores. Segundo a BMW, esta é a caixa de câmbio que será utilizada em sistemas de "Start and Stop".

Em todos os modelos da série Gran Turismo 5, as duas últimas marchas são longas. Na sexta marcha o torque alcança 67,5 kgfm a 1 mil rpm. Se a velocidade máxima de 423 km/h fosse posta em prática, o giro chegaria a 6.400 rpm. Mas a marca limita eletroniCamente a velocidade máxima a 250 km/h.



A resistência aerodinâmica do Série 5 Gran Turismo é relativamente grande - 0,77 na melhor das hipóteses, na versão 530d. A de um Série 7 com o mesmo motor é menor – chega a 0,70. Já o peso é muito elevado. A versão 530d, por exemplo, pesa 2035 kg. Um 550i alcança os 2.135 kg.

Apesar do seu tamanho, o consumo de combustível é muito baixo e ao nível do mar, como foi testado em Portugal, oferece um desempenho superior.

Sem dúvida, este novo Série 5 Gran Turismo é uma ótima opção para aqueles que se atrevem a procurar algo diferente e querem se diferenciar do resto do mundo, com uma marca de distinção.

Primeiras Impressões

Lisboa/Portugal – O Série 5 Gran Turismo enfrentou vários tipos de estradas. Desde sinuosas e arborizadas, a estreitas que passavam por pequenas vilas ao longo da rota marítima e outras enormes com quatro faixas. Com várias configurações diferentes, a suspensão é escolhida ao gosto do motorista. É possível escolher entre os modos “Sport” ou “Comfort”, assim como desligar completamente o controle de tração e o controle de estabilidade do Série 5 Gran Turismo.

O isolamento de ruído externo é soberbo e a combinação de materiais de alta qualidade que mistura madeira e couro, com alumínio, oferece luxo e conforto, sem sacrificar a dinâmica de um movimento fluido.



Dentro do BMW espaço não falta. É possível levar carga de 590 litros, mas se quebrar os bancos traseiros de 1700 litros de capacidade. Esta Série 5 Gran Turismo pode ser definido como um carro com espaços inteligentes.

Embora seu turbocompressor demore para dar uma resposta mecânica, o “tempo” de espera é mais do que aceitável. Dirigir o Série 5 Gran Turismo é uma experiência extremamente agradável, especialmente quando o sistema de navegação, com sotaque britânico legítico, guia o modelo com todo cuidado e carinho pelas aldeias que circundam a cidade de Lisboa.

Comentários

Não há comentários para este artigo.

Para postar comentários é necessário ser cadastrado no nosso site. Deseja se cadastrar gratuitamente?

Motor Dream
MortorDream - Rua Goethe, 55 Botafogo - Rio de Janeiro , RJ - Cep: 22281-020 Copyright © 2009 - Todos os direitos reservados.
GEO: -22.953434, -43.194393
Webroom - soluções interativas