MotorDream

  • feed
Testes

Alfa 8C Spider: primeiro contato

22/09/2009 11:20  - Fotos: Divulgação
Envie por email

Alfa 8C Spider: primeiro contato

Versão conversível com motor 4.5 litros e 450 cv é testada na Itália

por António de Sousa Pereira
AutoMotor/Portugal
especial para MotorDream



A excelente receptividade garantida pelo 8C Competizione foi determinante para  que a Alfa Romeo optasse pela construção de mais 500 unidades do seu exclusivo superesportivo 8C Spider.  Com mecânica Maserati, a versão conversível consegue tanta performance e eficácia quanto o modelo cupê que lhe deu origem. O motor 4.5 litros V8 com 450 cv, câmbio automático de seis velocidades e diferencial autoblocante dá a partida no conversível que só terá apenas 500 unidades comercializadas mundialmente.
 
Para ajudar a conter o peso do 8C, a capota é de lona e se fecha em “Z”. O engate é manual e só depois que entra em ação que o sistema hidráulico recolhe tudo em 7 segundos. A aerodinâmica foi outra área que recebeu atenção particular. A Alfa garante que mesmo em alta velocidade o turbilhão no habitáculo não é excessivo.



Outro ponto sempre sensível na transformação de um cupê em cabriolet é a redução da rigidez estrutural, mesmo em um veículo com plataforma em aço e feito em fibra de carbono, como é o caso. Recorrendo a diversos reforços, como moldura do pára-brisas em fibra de carbono, duas barras anti-aproximação nas suspensões dianteiras, o 8C Spider anuncia uma perda desta rigidez de apenas 20%, em comparação ao cupê.

Obviamente que há conseqüências. O Alfa Romeo 8C Spider pesa 1590 kg, 104 kg a mais que a versão cupê. Essa diferença também foi compensada por conta dos freios Brembo carbocerâmicos - discos de 380x34 mm na frente, com pinças de seis pistões, e de 360x32mm atrás, com pinças de quatro pistões. Redistribuir o peso foi outra das prioridades. Para manter uma repartição de 50% sobre cada eixo - o que explica o porque de o tanque de combustível estar em uma posição à frente do eixo traseiro.

Primeiras Impressões


Poder de sedução

Balacco/ Itália - Já nos primeiros metros na pista de testes da Alfa Romeo, em Balacco, dá para entender perfeitamente porque a fabricante resolveu colocar em produção mais unidades do 8C Spider. O motor é um 4.5 litros V8 com 450 cv, câmbio automático de seis velocidades e diferencial autoblocante - montados em bloco sobre o eixo traseiro semelhantes aos do cupê.



Em um primeiro momento, numa zona de simulação de mau piso, é possível verificar que existem algumas vibrações, mas nada de muito notório, o que prova o bom trabalho no reforço da estrutura do Spider.

A caixa de velocidades pode ser usada na forma manual ou totalmente automática - no modo “normal” ou Sport.  A primeira opção não mostrou ganhos evidentes em termos de suavidade Já o modo Sport consegue garantir uma resposta mais rápida do acelerador, além de trocas de mudança de velocidade mais rápidas e um modo mais permissivo do controlo de estabilidade. O que é digna de ser dita é a sonoridade do motor. Robusta e encorpada e verdadeiramente viciante acima das 4 mil rpm.

Aliás, o caráter do motor é mesmo um dos grandes trunfos do 8C Spider. Sempre rápido, ele responde de imediato às solicitações do acelerador. Consegue ser realmente poderoso acima dos 4.500 rpm, impondo respeito com os 292 km/h de velocidade máxima e 4,5 segundos na contagem de zero a 100 km/h. Já os freios ficaram um pouco aquém das expectativas. Não pela potência de frenagem, mas por conta do pedal, que obriga o motorista a afundar o pé quando se pretende tirar partido de todo o seu potencial.



Mesmo não sendo o modelo mais eficaz, dentro de seu segmento, o Alfa 8C Spider é um excelente esportivo, que atrai sob vários ângulos de análise. O problema é comparar seu preço com outros da mesma linha. Em Portugal, o 8C custa 265 mil euros, cerca de R$ 710 mil, sendo mais caro que um Aston Martin V8 Vantage Roadster, um Ferrari 430 Spyder ou um Larborghini Gallardo Spyder. Em compensação, só existem 500 em todo o mundo. A exclusividade tem de ser paga de alguma maneira.

Comentários

Não há comentários para este artigo.

Para postar comentários é necessário ser cadastrado no nosso site. Deseja se cadastrar gratuitamente?

Motor Dream
MortorDream - Rua Goethe, 55 Botafogo - Rio de Janeiro , RJ - Cep: 22281-020 Copyright © 2009 - Todos os direitos reservados.
GEO: -22.953434, -43.194393
Webroom - soluções interativas